Faça também o seu diário espiritual! Clique no link abaixo e aprenda como fazer!

www.cancaonova.com/portal/canais/formacao/internas.phb?id=&e=4170







quarta-feira, 26 de maio de 2010

Primeira Carta de São João - Capítulos 1 e 2

Promessas:
"Se reconhecemos nossos pecados, Deus aí está fiel e justo para nos perdoar os pecados e para nos purificar de toda iniquidade" 1Jo 1,9
"Filhinhos meus, isto vos escrevo para que não pequeis. Mas, se alguém pecar, temos um intercessor junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo. Ele é a expiação pelos nossos pecados e não somente pelos nossos, mas também pelos do todo o mundo" 1Jo 2,1-2
"Eis a promessa que ele nos fez: a vida eterna" 1Jo 2, 25

Princípios eternos:
" Deus é luz e nele não há treva alguma" 1Jo 1,5
"Aquele que diz conhecê-lo e não guarda os seus mandamentos é mentiroso e a verdade não está nele. Aquele, porém, que guarda a sua palavra, nele o amor de Deus é verdadeiramente perfeito" 1Jo 2,4-5
"Aquele que diz estar na luz e odeia seu irmão, jaz ainda nas trevas. Quem ama seu irmão permanece na luz e não se expõe a tropeçar. Mas, quem odeia seu irmão esá nas trevas , sem saber para onde dirige os passos; as trevas cegaram seus olhos" 1Jo2,9-11
"Este é o Anticristo, que nega o Pai e o Filho. Todo aquele que nega o Filho, não tem o Pai. Todo aquele que proclama o Filho tem também o Pai" 1Jo 2,22-23
" Se sabeis que ele é justo, sabeis também que todo aquele que pratica a justiça é nascido dele". 1Jo2,29

Ordens:
" Não ameis o mundo nem as coisas do mundo. Se alguém ama o mundo, não está nele o amor do Pai". 1Jo 2,15
"E agora, filhinhos, permaneceinele, para que, quando apareceer, tenhamos confiança e não sejamos confundidos por ele na sua vinda" 1Jo 2,28

Mensagem de Deus para mim:
No primeiro capítulo de sua 1ª carta, São João fala que conhece Deus (ouve, vê, sente e apalpa) deve anunciá-lo aos irmãos para que todos fiquem em comunhão e foi lendo esse capítulo que tomei a decisão de fazer o diário no blog, prque ao fazê-lo, estarei levando deus aos meus irmãos. São João diz também que s´é possível ter alegria plena estando em comunhão com o Pai e com seu filho Jesus Cristo e eu quero essa alegria plena!!!
Para que estajamos em comunhão com deus, precisamos andar na luz porque Deus é luz! E para que andemos na luz, precisamos reconhecermo-nos como pecadores para que Deus nos perdoe e purifique. Logo, é possível observar o quanto é importante a confissão para que Deus nos tire das trevas e nos traga de volta à luz. E, estando na luz (em comunhão com Deus), podemos levar essa luz a todos os irmãos.
Já no segundo capítulo, é pssível observar que há uma promessa de que se pecarmos, Jesus intercederá a Deus por nós para que sejamos absolvidos. Mais uma vez, aponta para a importância da confissão e para o quanto Jesus é bom para conosco! Esse capítulo também revela que para que fiquemos em perfeita comunhão com Deus, precisamos seguir seus mandamentos, mas, se por acaso desviarmos dos mandamentos, precisamos reconhecer nossos pecados e pedir que Jesus interceda por nós.
Mais adiante, São João nos afala do maior mandamento de Deus: "amai-vos uns aos outros como Eu vos amei". Assim, se para estar em comunhão com ´Deus é preciso seguir seus mandamentos, quem não segue o maior mandamento não poderá estar na luz! Ainda neste capítulo, São João nos diz para "largarmos" as coisas do mundoe buscarmos as coisas do alto (o amor de Deus). Mas isso é tão difícil! As coisas do mundo são muito sedutoras e nos enganam com muita facilidade. Então, devemos pedir a Deus que nos dê forças para conseguirmos não nos apegar as coisas do mundo, pois só através do Seu amor isso é possível.
Por fim, São João fala dos Anticristos, daqueles que não reconhecem Jesus como o Filho de Deus. Devemos pedir ao Pai que toque no coração dessas pessoas para que elas também creiam, Devemos também pedir a Deus que nos use como Seus instrumentos para ajudarmos na conversão desses Anticristos espalhados pelo mundo...


Como aplicar isso em minha vida:
O primeiro passo eu já dei, estou publicando meu diário na esperança de que ele toque algum irmão e que esse irmão também sinta essa vontade de ter mais contato com a palavra de Deus. A segunda coisa que devo fazer para aplicar essas palavras em minha vida e reconhecer meus pecados e buscar a confissão sempre que necessário. Além disso, vou tentar me apegar cada dia menos às coisas do mundo e começarei tentando com todas as minhas forças amar mais o meu próximo (espero um dia conseguir amar o próximo como a mim mesma)!

Nenhum comentário:

Postar um comentário