Faça também o seu diário espiritual! Clique no link abaixo e aprenda como fazer!

www.cancaonova.com/portal/canais/formacao/internas.phb?id=&e=4170







quinta-feira, 27 de maio de 2010

1ª Carta de São João, capítulo 3


Promessas:
"Vede que grande presente de amor o Pai nos deu: sermos chamados filhos de Deus! E nós o somos!" 1Jo 3,1
"Todo aquele que espera nele purifica-se a si mesmo, como também ele é puro! Todo aquele que comete o pecado, pratica a iniquidade e o pecado é a iniquidade" 1Jo 3,3-4
"Para isso é que o Filho de Deus se manifestou: para destruir as obras do diabo." 1Jo 3,8
"E qualquer coisa que pedirmos, dele a receberemos, porque guardamos os seus mandamentos e fazemos o que é de seu agrado." 1Jo 3,22


Mandamentos:
"Não amemos só com palavras e de boca, mas com ações e de verdade" IJo 3,18
"Este é o seu mandamento: que creiamos no nome do seu Filho, Jesus Cristo, e nos amemos uns aos outros, de acordo com o mandamento que ele nos deu" 1Jo 3,23


Princípios eternos:
"Nisto sabemos o que é amor: Jesus deu a vida por nós" 1Jo 3,16

Mensagem de Deus para mim hoje:
Esse terceiro capítulo é riquíssimo, daria para escrever um livro inteiro sobre a mansagem de Deus para nós nessa leitura. Assim, resolvi escolher apenas um trecho e comentá-lo porque é uma parte muito fácil de se enxergar a mansagem de Deus para nós. O trecho é o seguinte: "Se alguém possui riquezas neste mundo e vê o seu irmão passar necessidade, mas diante dele fecha o seu coração, como pode o amor de Deus permanecer nele?" Nessa passagem, mais uma vez Deus nos manda amar (mas, amar de verdade) nossos irmãos. Porque o que está escrito aí é que você deve abrir seu coração diante de um irmão necessitado. Quer dizer que, ainda que você não tenha dinheiro em espécie para ajudar um irmão necessitado, mas tenha algum bem que possa ser usado para ajudar esse irmão, você deve dispor desse bem para ajudar.
Isso me faz lembrar o que meu amigo Fabrício disse em uma novena de Natal há uns 8 anos. O Fabrício tocava guitarra na igreja e em uma banda de pop rock de Brumadinho e ele era apaixonado pela sua guitarra. Quando, na novena de natal, discutimos o que era ajudar o próximo, todo mundo apresentou discursos maravilhosos sobre o que fazer e o Fabrício ouvia a tudo em silêncio. Quando todos terminaram com as palavras bonitas, o Fabrício começou a falar do que seria ajudar o próximo necessitado na prática. E ele deu o seguinte exemplo: se eu encontrasse uma família necessitada eu seria capaz de vender minha guitarra para ajudar essa família? Todos se calaram e entenderam a profundidade do que ele havia dito.
O que acontece é que muitas vezes lemos a bíblia, entendemos a palavra de Deus, mas a deixamos lá, quando fechamos a bíblia. Não somos capazes de praticar a maior parte do que está escrito. Mas nessa passagem, São João nos mostra claramente como proceder. A primeira coisa é abrir o coração para ajudar, porque através do amor é que podemos ajudar os irmãos e, agindo dessa forma o amor de Deus permanecerá em nossos corações. A segunda coisa, nos remete ao capítulo anterior em que São João nos orientava a não nos apegarmos às coisas deste mundo, ou seja, abrir mão de nossos bens para ajudar um irmão necessitado e isso aí é muito difícil!! Quando precisamos mexer no nosso bolso, nos afastamos e fingimos que aquilo não é conosco, culpamos o governo, a sociedade capitalista, a história do país... mas, o irmão continua ali, na nossa frente, necessitando de ajuda.


Como posso aplicar isso em minha vida?
Diante do que escrevi na "mensagem de Deus para mim", ficou fácil saber como aplicar isso em minha vida. Se houver um irmão necessitado diante de mim tentarei abrir meu coração e deixa-lo transbordar o amor de Deus. Assim, conseguirei abdicar de meus bens para ajudar o irmão necessitado. Fácil? Não Impossível? Também não!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário