Faça também o seu diário espiritual! Clique no link abaixo e aprenda como fazer!

www.cancaonova.com/portal/canais/formacao/internas.phb?id=&e=4170







domingo, 23 de janeiro de 2011

Evangelho segundo João, capítulo 10



Promessas:
"Em verdade, em verdade, vos digo: eu sou a porta das ovelhas. Todos aqueles que vieram antes de mim são ladrões e assaltantes, mas as ovelhas não os escutaram. Eu sou a porta. Quem entrar por mim será salvo; poderá entrar e sair e encontrará pastagem. O ladrão vem só para roubar, matar e destruir. Eu vim para que tenham vida, e a tenham em abundância." (Jo 10, 7-10)

" As minhas ovelhas escutam a minha voz, eu as conheço e elas me seguem. Eu lhes dou a vida eterna. Por isso, elas nunca se perderão e ninguém vai arrancá-las de minha mão." (Jo 10, 27-28)


Mandamentos:
"Mas, se eu as faço, mesmo que não queirais crer em mim, crede nas minhas obras, para que saibais e reconheçais que o Pai está em mim e u no Pai."(Jo 10, 38)



Princípios eternos:

"Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida por suas ovelhas." (Jo 10, 11)
"Eu sou o bom pastor. Conheço as minhas ovelhas e elas me conhecem, assim como o Pai me conhece e eu conheço o Pai. Eu dou minha vida pelas ovelhas." (Jo 10, 14-15)
"Eu e o Pai somos um". (Jo 10, 30)



Mensagem de Deus para nós:

Nessa passagem, Jesus se coloca como Pastor e nós somos suas ovelhas. Todo aquele que crê em Jesus, que reconhece a sua voz, é uma ovelha de seu rebanho. Jesus promete cuidar muito bem de suas ovelhas, prometendo, inclusive, dar a vida por suas ovelhas. De fato, Jesus honrou sua promessa e deu a sua vida por nós, para a remissão de nossos pecados. Ainda nessa passagem, Jesus fala da sua relação com o Pai, do encargo que recebeu do Pai de dar a vida e recebê-la novamente, já anunciando a sua morte e ressurreição. No versículo 30, Jesus explicita ainda mais essa relação dizendo: "Eu e o Pai somos um", nos ensinando que Jesus é Deus!



Como aplicar isso em nossas vidas:

É tão bom sabermos desse amor incondicional de Jesus por nós, suas ovelhas... Nos momentos difíceis de nossas vidas, coloquemo-nos no colo desse Pastor e deixemos que ele cuide de nós e nos cure com seu amor. Estejamos sempre atentos para reconhecermos a voz amorosa desse Bom Pastor, para nos deixarmos ser guiados por Ele. Jesus nos alertou sobre os ladrões que tentam roubar suas ovelhas, então, devemos ter cuidado para estarmos sempre próximos ao Pastor, para não desviarmos de seu caminho, tornando-nos presas fáceis para os ladrões. Para continuarmos meditando sobre o Bam Pastor, façamos a leitura do Salmo 23 (O Senhor é meu Pastor).