Faça também o seu diário espiritual! Clique no link abaixo e aprenda como fazer!

www.cancaonova.com/portal/canais/formacao/internas.phb?id=&e=4170







domingo, 27 de junho de 2010

Evangelho segundo João, capítulo 6

Promessas:
"Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome, e quem crê em mim nunca mais terá sede. Contudo, eu vos disse que me vistes, mas não credes. Todo aquele que o Pai me dá, virá a mim, e quem vem a mim eu não lançarei fora, porque eu desci do céu não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou." (Jo 6,35-38)
"Esta é a vontade do meu Pai: quem vê o Filho e nele crê tenha a vida eterna. E eu o ressuscitarei no último dia." (Jo 6,40)
"Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou não o atrair. E eu o ressuscitarei no último dia." (Jo 6,44)
"Ora, todo aquele que escutou o ensinamento do Pai e o aprendeu vem a mim. Ninguém jamais viu o Pai, a não ser aquele que vem de junto de Deus: este viu o Pai. Em verdade, em verdade vos digo: quem crê, tem a vida eterna. Eu sou o pão da vida. Os vossos pais comeram o maná no deserto e, no entanto, morreram. Aqui está o pão que desce do céu, para que não morra quem dele comer." (Jo 6,45-50)

Mandamentos:
"Trabalhai não pelo alimento que perece, mas pelo alimento que permanece até a vida eterna, e que o Filho do Homem vos dará. Pois a este, Deus Pai o assinalou com seu selo." (Jo 6,27)
"Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Quem come deste pão viverá eternamente. E o pão que eu darei é a minha carne, entregue pela vida do mundo." (Jo 6,51)
"Quem se alimenta com a minha carne e bebe meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. Pois minha carne é verdadeira comida e meu sangue é verdadeira bebida. Quem se alimenta com minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim, e eu nele. Como o Pai, que vive, me enviou, e eu vivo por meio do Pai, assim aquele que de mim se alimenta viverá por meio de mim." (Jo 6, 54-57)
"Quem se alimenta com este pão viverá para sempre." (Jo 6,58)

Princípios eternos:
"A obra de Deus é que acrediteis naquele que ele enviou". (Jo 6,29)
"Pois o pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo." (Jo 6,33)
" O Espírito é que dá a vida. A carne para nada serve. As palavras que vos falei são Espírito e são vida." (Jo 6, 63)

Mensagem de Deus para nós:
Nessa passagem do Evangelho de João, observamos Jesus instituindo a Eucaristia. Primeiramente, ele mata a fome "física" daquelas milhares de pessoas e o faz lindamente: multiplicando os 5 pães e os 2 peixes que um menino possuía. Após matar essa fome, Jesus começa a falar da fome espiritual daquelas pessoas e a elas que Ele é o pão da vida e que quem for a Ele não terá fome e terá a vida eterna. Que promessa maravilhosa Jesus nos faz! Se comermos a sua carne e bebermos o seu sangue, permaneceremos nele e viveremos eternamente. E isso fazemos quando estamos livre de pecados e comungamos o corpo e o sangue de Cristo na Santa Missa. Assim, a principal mensagem para nos nessa passagem é que tenhamos uma vida correta para sermos dignos de receber O PÃO DA VIDA que nos sacia e nos dá a vida eterna!

Como aplicar isso em nossas vidas:
Precisamos nos manter livres do pecado para mantermos a comunhão com Jesus e, assim, alcançarmos a vida eterna. Porém, nossa natureza humana é cheia de falhas e, frequentemente, pecamos. Devemos, então, nos lembrar do que São João nos ensinou em sua carta sobre a importância da confissão e procurarmos confessar nossos pecados sempre que necessário.