Gostaria muito de fazer um estudo da Bíblia, uma leitura mais aprofundada, mas não sabia como começar. Descobri, então, um livro do Mons. Jonas Abib chamano "A Bíblia no meu dia-a-dia", em que o Monsenhor ensina a fazer a leitura biblíca através de um diário espiritual. Resolvi adotar o método proposto no livro, porém em vez de usar um caderno para fazer o diário, resolvi fazer um blog.
Páginas
Faça também o seu diário espiritual! Clique no link abaixo e aprenda como fazer!
www.cancaonova.com/portal/canais/formacao/internas.phb?id=&e=4170
www.cancaonova.com/portal/canais/formacao/internas.phb?id=&e=4170
domingo, 30 de maio de 2010
Evangelho segundo João, capítulo 1
Mandamentos:
"A quantos, porém, a acolheram, deu-lhes poder de se tornarem filhos de Deus: são os que creem no seu nome." (Jo 1, 12)
"E disse-lhes ainda: "Em verdade, em verdade, vos digo: vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem" (Jo 1, 51)
Princípios eternos:
"No princípio era a Palavra, e a Palavra estava junto de Deus, e a Palavra era Deus. Ela exixtia, no princípio, junto de Deus. Tudo foi feito por meio dela, e sem ela nada foi feito de tudo o que existe. Nela estava a vida e a vida era a luz dos homens. E a luz brilha nas trevas, e as trevas não conseguiram dominá-la." (Jo 1, 1-5)
"Esta era a luz verdadeira, que vindo ao mundo a todos ilumina. Ela estava no mundo, e o mundo foi feito por meio dela, mas o mundo não a reconheceu. Ela veio para o que era seu, mas os seus não a acolheram." (Jo 1, 9-11)
"E a Palavra se fez carne e veio morar entre nós. Nós vimos a sua glória, glória que recebe do seu Pai como filho único, cheio de graça e de verdade." (Jo 1, 14)
Mensagem de Deus para nós:
Hoje é um dia muito propício para ler essa passagem do Evangelho, porque é o dia em que a igreja celebra a Santíssima Trindade. A Palavra, a que São João se refere, se fez carne, ganhou um rosto, uma voz,se tornou um de nós, habitou entre nós e tem um nome: Jesus Cristo. Tudo o que existe foi feito por meio da Palavra, por meio de Jesus Cristo, por meio do amor do Pai pelo Filho, por meio do Espírito Santo. Infelizmente, quando Jesus se fez homem e habitou entre nós, muitos não o acolheram, não reconheceram a sua luz. Porém, como podemos observar em uma promessa contida nesse primeiro capítulo, os que acolhem a Palavra e creem no nome de Jesus, se tornam filhos de Deus. E nós o somos! Mas é preciso lembrar que acolher a Palavra não significa apenas ouvi-la, significa ouvir e praticar, seguir os ensinamentos de Jesus. Ainda nesse primeiro capítulo, podemos encontrar exemplos de "pessoas" que acolheram Jesus. A primeira é João Batista, que reconheceu Jesus, se curvou diante de sua grandeza e preparou o caminho para sua chegada. Depois, o evangelista nos mostra como Jesus chamou seus primeiros apóstolos e eles creram em Jesus, abandonaram tudo e o seguiram.
Como aplicar isso em minha vida:
Seguindo os exemplos de João Batista e dos apóstolos, entreguemo-nos à Palavra, aceitemos o convite de Jesus que diz "Segue-me".
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário