Faça também o seu diário espiritual! Clique no link abaixo e aprenda como fazer!

www.cancaonova.com/portal/canais/formacao/internas.phb?id=&e=4170







domingo, 23 de janeiro de 2011

Evangelho segundo João, capítulo 10



Promessas:
"Em verdade, em verdade, vos digo: eu sou a porta das ovelhas. Todos aqueles que vieram antes de mim são ladrões e assaltantes, mas as ovelhas não os escutaram. Eu sou a porta. Quem entrar por mim será salvo; poderá entrar e sair e encontrará pastagem. O ladrão vem só para roubar, matar e destruir. Eu vim para que tenham vida, e a tenham em abundância." (Jo 10, 7-10)

" As minhas ovelhas escutam a minha voz, eu as conheço e elas me seguem. Eu lhes dou a vida eterna. Por isso, elas nunca se perderão e ninguém vai arrancá-las de minha mão." (Jo 10, 27-28)


Mandamentos:
"Mas, se eu as faço, mesmo que não queirais crer em mim, crede nas minhas obras, para que saibais e reconheçais que o Pai está em mim e u no Pai."(Jo 10, 38)



Princípios eternos:

"Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida por suas ovelhas." (Jo 10, 11)
"Eu sou o bom pastor. Conheço as minhas ovelhas e elas me conhecem, assim como o Pai me conhece e eu conheço o Pai. Eu dou minha vida pelas ovelhas." (Jo 10, 14-15)
"Eu e o Pai somos um". (Jo 10, 30)



Mensagem de Deus para nós:

Nessa passagem, Jesus se coloca como Pastor e nós somos suas ovelhas. Todo aquele que crê em Jesus, que reconhece a sua voz, é uma ovelha de seu rebanho. Jesus promete cuidar muito bem de suas ovelhas, prometendo, inclusive, dar a vida por suas ovelhas. De fato, Jesus honrou sua promessa e deu a sua vida por nós, para a remissão de nossos pecados. Ainda nessa passagem, Jesus fala da sua relação com o Pai, do encargo que recebeu do Pai de dar a vida e recebê-la novamente, já anunciando a sua morte e ressurreição. No versículo 30, Jesus explicita ainda mais essa relação dizendo: "Eu e o Pai somos um", nos ensinando que Jesus é Deus!



Como aplicar isso em nossas vidas:

É tão bom sabermos desse amor incondicional de Jesus por nós, suas ovelhas... Nos momentos difíceis de nossas vidas, coloquemo-nos no colo desse Pastor e deixemos que ele cuide de nós e nos cure com seu amor. Estejamos sempre atentos para reconhecermos a voz amorosa desse Bom Pastor, para nos deixarmos ser guiados por Ele. Jesus nos alertou sobre os ladrões que tentam roubar suas ovelhas, então, devemos ter cuidado para estarmos sempre próximos ao Pastor, para não desviarmos de seu caminho, tornando-nos presas fáceis para os ladrões. Para continuarmos meditando sobre o Bam Pastor, façamos a leitura do Salmo 23 (O Senhor é meu Pastor).

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Evangelho segundo João, capítulo 9

Promessas:


"Eu vim a este mundo para um julgamento, a fim de que os que não veem vejam, e os que veem se tornem cegos." (Jo 9, 39)


Mandamentos:

"É preciso que façamos as obras daquele que me enviou enquanto é dia. Vem a noite, quando ninguém poderá trabalhar."(Jo 9, 4)

Princípios eternos:

"Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo." (Jo 9, 5)

Mensagem de Deus para nós:

Nessa magnifíca passagem do Evangelho de João, Jesus cura um cego de nascença e aproveita a realização deste milagre para ensinar as pessoas à sua volta. Antes de realizar a cura, Jesus foi questionado por seus discípulos que queriam saber quem havia pecado para que aquele rapaz nascesse cego. Esta, sem dúvida, é uma pergunta que muitas vezes fazemos quando nos deparamos com uma criança que nasce com uma doença. Muitas vezes, não compreendemos o porquê de uma coisa tão triste assim acontecer e chegamos até a blasfemar contra Deus. Mas, Jesus nos explica que aquele cego nasceu assim pra que se manifestem nele as obras de Deus e o mesmo acontece com muitas outras crianças que nascem com alguma doença. No caso desse cego, foi fácil ver a manifestação das obras de Deus, porque ele foi curado por Jesus e deu testemunho do que lhe foi feito. Assim, quando nos depararmos com uma criança com uma donça de nascença devemos nos lembrar dessa passagem e lembrarmos de que isso aconteceu para que as obras de Deus se manifestem nessa criança. Exitem religiões que pregam que as crianças nascem doentes para que possam pagar por pecados cometidos por ela ou por seus pais em outras vidas. Como pode uma religião defender essa ideia e se dizer cristã? O próprio Cristo nos ensina que a doença de nascença não foi fruto do pecado nem da criança, nem de seus pais. Ainda nesse Evangelho, podemos aprender com o "cego". Após ser curado, ele enfrentou os fariseus e defendeu Jesus bravamente e acabou sendo expluso pelos fariseus. Em seguida, ele caiu de joelhos diante de Jesus e apresentou toda a sua fé no Cristo. Como as obras de Deus se manifestaram naquele homem! É isso que Deus quer de nós, que tenhamos fé, que não fiquemos cegos diantes de seus ensinamentos, que anunciemos e demos testemunho das maravilhas de Deus em nossas vidas para ajudar nossos irmãos que estão fracos em sua fé!

Como aplicar isso em nossas vidas:

A exemplo do "cego", anunciemos as obras de Deus em nossas vidas, levemos sua palavra aos que estão verdadeiramente cegos e não reconhecem o Cristo, permanecendo, assim, no pecado. Comecemos fazendo um exame de nossa vida, observando em quais momentos sentimos Deus agindo. Depois, façamos isso diariamente, rconhecendo as maravilhas que Deus nos faz o tempo todo. Assim, podemos dar testemunho da presença de Deus em nossas vidas a todos os nossos irmãos.